Parabéns Vera!!!

PRÉMIO GULBENKIAN ARTE 2009 ATRIBUÍDO A VERA MANTERO
[7-7-2009]


A bailarina e coreógrafa Vera Mantero foi distinguida com o Prémio Gulbenkian Arte 2009, no valor de 50 mil euros, pela originalidade e consistência do trabalho que vem desenvolvendo ao longo de mais de duas décadas.
No seu comunicado, a Fundação Gulbenkian salientou a singularidade da trajectória de Vera Mantero, bem como a dimensão multidisciplinar da sua obra, destacando que apesar de o seu nome estar ligado à dança contemporânea, o seu trabalho tem cruzado áreas distintas como a música, a performance e o cinema.

O júri do prémio foi composto por João Marques Pinto (presidente), o filósofo José Gil, a historiadora de arte Raquel Henriques da Silva, o encenador Jorge Silva Melo e Salwa Castelo-Branco, professora de Música na Universidade Nova de Lisboa.

Com formação em dança clássica e passagem pelo Ballet Gulbenkian, Vera Mantero estudou técnicas de teatro, voz e composição em Nova Iorque, iniciando uma carreira coreográfica muito distintiva. Tem trabalhado com artistas de áreas diferentes, dando corpo à sua contínua experimentação, não só em Portugal como em vários palcos de festivais internacionais.


O Prémio será entregue na sede da Fundação Calouste Gulbenkian, em cerimónia que terá lugar no dia 20 de Julho.


Prémio Gulbenkian Arte

Vera Mantero sucede ao cineasta Pedro Costa e ao pintor Ângelo de Sousa, distinguidos em anos anteriores com o Prémio Gulbenkian Arte. Este Prémio, instituído por ocasião do 50º aniversário da Fundação Calouste Gulbenkian, reafirma o desígnio de Calouste Sarkis Gulbenkian, que instituiu as Artes como um dos quatro objectivos estatutários da Fundação e pretende ser um estímulo a contribuições originais e inovadoras no campo da arte contemporânea, nos seus vários modos de expressão, e ainda encontrar outras formas de enriquecimento do património artístico e da sua compreensão.


Imagem:

"Comer o Coração", de Rui Chafes e Vera Mantero. Escultura em ferro, performance, vídeo, 2004.

Obra que representou Portugal na 26.ª Bienal de Artes Visuais de São Paulo. Fotografia: Juan Guerra

1 comentário:

Rui Sousa disse...

Os parabéns à Vera Mantero!!

Os argumentos apresentados para a atribuição do prémio parecem-me muito válidos.

Deveriam haver mais prémios. Mais reconhecimento dos nossos artistas. Mais respeito. Mais valorização. Mais incentivos à criação. Mais "tanta coisa"...

Um beijo,
r.